Dia do Contador. A importância do contador e um pouco de sua história

O dia do Contador é comemorado em 22 de setembro. A data foi escolhida por ser festejado o dia de São Mateus apóstolo. Ele, antes de se dedicar a evangelização, trabalhava como um cobrador de rendimentos públicos e impostos da província Romana. Com isso, os contadores escolheram o apóstolo São Mateus como seu padroeiro e o dia 22 de setembro como comemoração ao dia do contador.

No Brasil, 22 de setembro de 1945 foi escolhido para a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis, um dos primeiros cursos de nível superior do país e em 27 de maio de 1946, foi criada a lei que apresenta as principais atribuições do profissional.

Enganam-se quem acha esse profissional dispensável, pois para um bom andamento empresarial é necessário o trabalho de um contador. Toda e qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, necessita do auxílio de um contador, pois ele é o profissional responsável pelo planejamento e organização financeira. Além dessas responsabilidades, o contador tem como atribuições a realização de auditorias internas e externas, a apuração dos lucros e despesas, da declaração de impostos, da organização de finanças trabalhistas e declarações tributárias.

Os contadores não precisam necessariamente trabalhar como contratados de uma empresa. Os profissionais da área possuem um campo de trabalho vasto. Eles podem atuar, além da área privada, na área pública, e como profissionais autônomos, fornecendo consultas e pareceres técnicos.


Por ser uma das profissões mais indispensáveis e solicitadas, existe uma grande demanda por profissionais no mercado de trabalho. Para ser um contador conceituado, é necessário estar atualizado, conhecer as legislações pertinentes a área, além das mudanças nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do país. O contador deve aprofundar seus conhecimentos constantemente e não deve se fechar somente ao seu conhecimento.

Se você é empresário ou uma pessoa que precisa organizar melhor suas finanças, busque o auxílio do profissional de contabilidade, pois ele está preparado para lhe prestar o melhor auxílio.
Dia do Contador. A importância do contador e um pouco de sua história Dia do Contador. A importância do contador e um pouco de sua história Reviewed by Fest Cine Maringa on 09:33 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.