História das Novelas no Brasil

As novelas surgiram no Brasil nos anos 50, a partir da adaptação das dramaturgias que eram transmitidas via rádio para o modelo televisivo. Antes mesmo de existirem no meio radiofônico, as novelas eram disseminadas via folhetins, pequenos textos distribuídos diariamente ou semanalmente, que davam continuidade a algum conto ou história.

A primeira novela que passou nas televisões brasileiras, foi "Sua vida me pertence", distribuída em 15 capítulos reproduzidos das terças-feiras as quintas-feiras na TV Tupi.
Somente na década de 60, as novelas começaram a ficar da maneira que conhecemos: sendo exibidas diariamente, o que cativou cada vez mais o público brasileiro na popularização da novela. Esses novos modelos eram adaptações de novelas mexicanas, cubanas e argentinas.

Sua Vida Me Pertence, a primeira novela transmitida no Brasil.

A primeira novela totalmente brasileira, foi "Beto Rockfeller" estreada em 1968, dirigida por Lima Duarte e Walter Avancini, escrita por Bráulio Pedroso. Trouxe uma forma mais informal, com diálogos "abrasileirados", o gênero comédia em foco e trilha sonora e estética que representavam a época em que foi produzida.

Com o sucesso de ''Beto Rockfeller", a indústria de novelas cresceu, abrindo mais temas e transformando a novela brasileira em uma referência mundial. Em 1969, a novela "Véu de Noiva" foi adaptada da rádio para a televisão por Janete Clair, transformando-se em um sucesso.

Nos anos 70, as novelas brasileiras já representavam uma grande porcentagem do mercado publicitário. Novelas como "Irmãos Coragem", "Pecado Capital", "O Bem Amado" e "Saramandaia" se tornaram novelas brasileiras de sucesso internacional.

O Bem Amado

Nos anos 80, a teledramaturgia brasileira virou sucesso no mundo inteiro. Mais de 90 países importavam novelas como "A Escrava Isaura" e "Dancin Days" para acompanhamento diário.


Atualmente, as novelas brasileiras ainda são referências mundiais, sendo até um instrumento de aceitação social elas abordam temas polêmicos, desconstruindo preconceitos enrustidos  como homoafetividade, aborto, tráfego de mulheres, prostituição e disparidade social. Acompanhe os resumos de novelas nesse link: http://www.portalparamulher.com/resumo-das-novelas/
História das Novelas no Brasil História das Novelas no Brasil Reviewed by Fest Cine Maringa on 09:34 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.